Metávoli PUBLICIDADE Serviços Rodrigo Paulino

Programa de Desenvolvimento de Liderança

Você sabe a diferença entre Chefe e Líder?

CHEFE: O chefe é aquele que controla tudo, toma todas as decisões em todos os níveis, quer assinar todos os pedidos, solicitações, relatórios, enfim, quer ver tudo, saber de tudo  e aprovar tudo. Ele fala, determina e dá ordens. O chefe é aquele indivíduo que cria o controle de xerox, tem dificuldade de interagir com a equipe, não ouve ninguém, afinal ele é chefe! Ele gosta dos bajuladores que atuam em uma das mais antigas profissões, o puxa saco. O chefe é  burocrático, adora documentos em 3 vias de modo a deixar claro que foi ele quem tomou a  decisão.

LÍDER: É aquele indivíduo que delega autoridade, mas não abre mão da responsabilidade. Ele ouve e volta atrás para o bem da equipe e da organização. Ele detesta burocracia e toma decisões rápidas quando necessário. O líder inova, motiva e aconselha, liderando pelo exemplo e cobra os resultados baseado em critério pré-determinados, e além de tudo, promove e busca no mercado, profissionais que saibam mais do que ele em determinadas áreas de atuação. O Líder vibra com as ideais dos outros, reconhece o bom trabalho e capacita os demais.

Vejam exemplos de dois grandes líderes do vôlei brasileiro: Bernardinho e José Roberto Guimarães.

Um acredita que o que faz um time ter sucesso, é a consciência de hierarquia, disciplina e o trabalho árduo. O outro já declara que o papel do líder é ouvir as pessoas de modo a engrandecer e melhorar sua visão. Os dois são aclamados como líderes de sucesso, atuam no mesmo ramo, com profissionais muito capacitados e buscam incessantemente a excelência de resultados

Que tal agora fazer um mix desses dois:

Há alguns anos, um CEO de uma empresa, foi visto com um perfil de Bernardinho e José Roberto Guimarães se comparado aos dias de hoje, as vezes duro e as vezes flexível. Chegou a demitir mais de 100 mil empregados e acusado de vender parte da empresa.

Esse mesmo homem, ao se aposentar, deixou um legado com 315 mil colaboradores, um número recorde de vendas de 156 bilhões de dólares e multiplicou por 6 o valor da empresa. E essa paixão por vencer, fez dele um grande líder e seu nome é: Jack Welch.

  • Texto escrito por Paulo Cota, consultor na Metávoli, e autor de várias palestras motivacionais voltadas ao desenvolvimento de novos líderes nas organizações. 

Pensando nisto a Metávoli disponibiliza á você um treinamento chamado PDL – Programa de Desenvolvimento de Liderança onde o propósito é capacitar os profissionais para o entendimento de que liderar é um exercício que exige autoconhecimento e constante aprimoramento de habilidades e competências.

Share

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!