Metávoli PUBLICIDADE Serviços UNEDI Rodrigo Paulino

Lean Coaching

Lean + Coaching

  Com o acirramento da concorrência no mercado mundial, as práticas do pensamento Lean se expandiram para muito além da indústria automobilística, como em sua origem (Toyota –década de 50). Hoje em dia, qualquer organização que deseja ser competitiva, deve eliminar seus desperdícios e buscar a melhor maneira de utilizar seus recursos. Por conta disso, atualmente são corriqueiras as aplicações do Pensamento Enxuto, desde a indústria e manufatura até áreas antes distantes, como serviços e saúde.

   LEAN: É de conhecimento público a baixa produtividade que temos instalada em nosso país, onde o resultado de quatro trabalhadores brasileiros corresponde ao de um americano. Este cenário nos colocou na 81º posição em um ranking de produtividade global, despertando a atenção daqueles que buscam crescimento e sucesso profissional.
Diante de tal desafio, a implantação dos conceitos e ferramentas “lean” surge como a solução para um momento tão desafiador como o vivido por empresários e empreendedores. A eliminação ou redução dos desperdícios existentes geram resultados positivos quase que imediato com quase nenhum investimento e com isso afirmamos que a saída para as organizações é propícia para a atuação dos gestores “lean”, que respiram melhoria contínua nas organizações com ações contínuas de melhoria que resultam em ganhos contínuos de qualidade e produtividade. 

   COACHING: O processo de coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas, profissionais e empresas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e principalmente assertiva. O objetivo do Lean Coach é atuar junto a líderes e organizações identificando metas claras de desempenho a serem obtidas com a implementação do “lean” e com isso através de sessões de coaching auxiliar no entendimento e aplicação dos métodos e ferramentas, monitorando resultados e preparando o líder para atingir melhor performance na condução do seu trabalho e de seus resultados.
O Lean Coach o fará pensar, refletir e despertar um comportamento mais assertivo que permita que entenda e aceita a necessidade de virar o jogo. Uma boa parte dos problemas não está na falta de dinheiro, mas antes com o que fazes com o teu pensamento e suas atitudes.
A necessidade de melhoria de produtividade e busca de otimização nas empresas e na sociedade são os vetores dessa demanda crescente por profissionais que consigam dominar e aplicar esse sistema. Num futuro próximo todos os profissionais deverão ter pensamento “lean”.
Roberto B. Nobrega é Lean Executive Coach da Metávoli e Coordenador de Pós Graduação com Mestrado em Gestão da Inovação.

www.metavoli.com.br

Share

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!