CURSO TÉCNICAS PARA COBRANÇA DE DIVIDAS – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Técnicas para Cobrança De Dívida

1.1 Ementa:

Aumentar a receita através de recebimentos e de recuperação de valores exige da equipe responsável por esta missão, uma postura ética e adequada e a utilização de técnicas que assegurem o resultado, preservando o relacionamento comercial. Capacitar os participantes com as técnicas, os elementos e os principais passos da negociação para se
realizar cobranças bem sucedidas. Proporcionar táticas para se obter o compromisso de cumprimento dos acordos por parte dos devedores, objetivando assegurar o nível de recuperação desejado. 

1.2 Carga horária total:

16 horas / aula

1.3 Objetivos:

  •  Proporcionar as táticas necessárias para a obtenção do compromisso de cumprimento dos acordos por parte dos clientes inadimplentes, objetivando assegurar o nível de recuperação desejado, diminuindo a quantidade de acordos cancelados. Proporcionar que os participantes possam atuar de forma diferenciada, adotando a postura correta e pró ativa diante de situações imprevistas. Focalizar de forma bem profunda e identificar as causas da inadimplência, aplicando medidas eficientes e eficazes na recuperação do crédito. Treinar os participantes com as técnicas e os principais passos para realizar cobranças bem sucedidas, preservando a relação comercial com os clientes inadimplentes. Introduzir uma análise técnica e necessária sobre o fator
    humano de maneira que o negociador consiga comunicar-se com competência, eficiência e eficácia durante a negociação com o cliente, mantendo absoluto controle da situação.

1.4 Conteúdo Programático

Principais Objetivos ……………………………………………………………………… 02
Aprendizagem ……………………………………………………………………………… 03
1. Como Deve Ser o Atendimento Telefônico …………………………………… 04
1.1 Introdução ………………………………………………………………………… 04
1.2 Regras de A até Z para o bom atendimento ………………………….. 05
1.3 Atendimento com qualidade ……………………………………………….. 07
1.4 Atendimento telefônico ………………………………………………………. 10
1.5 Atendimento pessoal …………………………………………………………. 12
1.6 A Psicologia na cobrança …………………………………………….. 13
1.7 Como atender reclamações ………………………………………………… 15
2. O Processo de Negociação ……………………………………………………….. 18
2.1 Você é um negociador ? …………………………………………………….. 18
2.2 Os 10 elementos da negociação …………………………………………. 19
2.3 Como não devemos negociar ……………………………………………… 23
2.4 Negociação – métodos e pessoas ……………………………………….. 24
2.5 Fatores de sucesso …………………………………………………………… 29
2.6 Dicas para um bom negócio ……………………………………………….. 29
2.7 Tipos de negociação …………………………………………………………. 29
2.8 Fases da negociação ………………………………………………………… 30
2.9 Estratégias na negociação …………………………………………………. 33
2.10 Código de Defesa do Consumidor………………………………………
2.11 Estudos de Casos……………………………………………………………
34
35

1.5 Metodologia:

Aulas expositivas; Discussão dirigida; Apresentação de vídeos de treinamento; Projeção de transparências; Essencialmente participativa, com dinâmicas e estudos de casos do cotidiano da empresa, onde os participantes farão o papel de negociadores e devedores.


Público- alvo 

Empresários, Supervisores, Coordenadores, Gerentes de Negócios, Atendentes e Negociadores de Recuperação de Crédito que lidam com recuperação de crédito e clientes. Advogados e estagiários de direito que lidam com processos de cobrança judicial e que querem aumentar a sua visão financeira para negociar nos autos. 

Currículo resumido do Professor


Nelson J.R. Rodrigues

 

  • Advogado inscrito na OAB/RJ, formado pela Faculdade Cândido Mendes/RJ e pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV/RJ. Experiência profissional de vinte anos na área financeira como Gerente Geral e Diretor Adjunto dos Bancos Bozano Simonsen, Citibank, ABN Amro e Lloyds Bank. 
  •   Consultor financeiro e especialista com trabalhos realizados em modelagem de ambientes de crédito, cobrança e gestão de riscos de crédito.  
  •  Professor especialista da Fundação Getúlio Vargas/RJ em cursos de MBA e de curta duração nas disciplinas de Análise de Crédito, Gestão de Cobrança, Gestão de Riscos de Crédito e Técnicas para Cobrança de Dívidas.
  •  Instrutor de cursos abertos nos programas de Gestão de Crédito e Cobrança para profissionais de empresas como: Creditec, Eletrobrás, Aga, Holdercim, Banco Boavista, Banco Safra, etc.. 
  •  Consultor da NJRM Treinamento Empresarial tendo desenvolvido programas de treinamento exclusivo para
    áreas comercial e de crédito das empresas Shell Brasil, Jornal O Globo, BR Distribuidora de Petróleo, Net Rio, Petróleo Ipiranga, Libra navegação, Repsol/YPF, White Martins e Valia.
  • Oito anos de experiência na área de recuperação de crédito e clientes, gerenciando área comercial e ministrando palestras para o mercado e treinamentos para negociadores e demais funcionários que lidam com clientes, nos cursos de Negociação em Cobrança e Atendimento a Clientes. 
  • Executivo comercial do escritório de Advocacia Dantas Silva Advogados Associados. 
  • Sócio da empresa NJRM Treinamento Empresarial Ltda.

CURSO TÉCNICAS PARA COBRANÇA DE DIVIDAS 16H  – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

DIAS : 31/08 a 02/09  ( Quinta e sexta-feira das 19h as 22:30 – sábado das 8h as 16:10 )

Material FGV/Rio de Janeiro

Certificado FGV/Rio de Janeiro

Prof. FGV do eixo Rio de Janeiro / São Paulo

Atenciosamente

Jaci Rodrigues

Consultor Comercial – FGV

(16) 3523-4202

Formulário de Inscrição: imprimir 

 

 

 

 

 

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