PUBLICIDADE Rede Sociais Serviços UNEDI Rodrigo Paulino

Aniversário De 129 Anos – Uberlândia MG

 A cidade de Uberlândia foi emancipada de Uberaba no final da década de 1880. Sua denominação atual foi introduzida pela Lei Estadual 1 128, de 19 de outubro de 1929. É também a principal e maior cidade do Triângulo Mineiro. Conta ainda com localização geográfica privilegiada, já que, com a sua malha rodoviária, está ligada aos grandes centros nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Os maiores centros econômicos do Brasil contam com Uberlândia como ponto de ligação.

 O município de Uberlândia , está localizado na região do Triângulo Mineiro no Estado de Minas Gerais. Sua origem está relacionada às primeiras bandeiras que nos primórdios do século XIX tiveram como destino a ocupação territorial e a exploração econômica do então Sertão da Farinha Podre. A carta de sesmaria da região onde hoje se localiza o município foi obtida em 1821, por João Pereira da Rocha. (COSTA; BARRA Jr., 1959, p. 400).

Já a gleba de terras que deu origem ao povoado pertencia à Fazenda do Salto, de propriedade de Francisca Laves Rabello, viúva de João Pereira da Rocha.

Como ressalta Dantas, “o nascimento das cidades no Brasil está ligado ao relacionamento entre Estado e Igreja” e como coube a esta o “papel político e social, normativo e institucional”, “à medida que ocorria o reconhecimento das categorias eclesiásticas para uma construção, quais sejam capela, paróquia e matriz, o reconhecimento civil do povoamento era simultâneo, ou seja, a construção da capela sinalizava o povoado, a paróquia designava o arraial e, por fim, a matriz designava a freguesia”. (…) “Com o adensamento e crescimento do primeiro núcleo “urbano”, a freguesia ganhava o status de vila” (DANTAS, 2008, p. 23-24). O povoado surgido na fazenda do Salto recebeu o nome de Arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra de São Pedro, no entanto, administrativamente só se tornaria um arraial com a construção de uma capela. Esta elevação se dá com a Lei nº 602, de 21 de maio de 1852, que cria o arraial de São Pedro de Uberabinha, subordinado ao município de Uberaba.

A passagem a freguesia se dá com a Lei nº 831, de 11 de julho de 1857. A emancipação política e elevação à condição de vila se dão com a Lei estadual nº 831, de 11 de julho de 1857 e município é criado com a Lei nº 4.643, de 31 de agosto de 1888.

Há quase um consenso entre os historiadores de que o principal marco dessa primeira fase da urbanização do município tenha sido a construção da estação da estrada de ferro Mogiana, inaugurada em 1895. A estação consolidava a possibilidade de a cidade ser conhecida não apenas regionalmente, fato que auxiliaria nas pretensões políticas e econômicas de uma elite que visava fazer da cidade uma espécie de pólo regional, mas marcaria ainda um novo delineamento para o espaço urbano do município.

 

 

Um gande Abraço Uberlandia:

Muitos anos de Vida Uberlandia

 

Juntos Somos mais fortes

Share

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!