Consultoria de Negócios FS Consulting – UNEDI Soluções

Entendo mais sobre Consultoria de Negócios

Ser consultor é preciso entender bem o negócio do cliente, suas dificuldades e nuances. Ser consultor é pensar em soluções 100% do tempo, ter habilidade para se inserir e trabalhar em equipe, estudar permanentemente, não ter apego a horários e rotinas e demonstrar disposição e desprendimento para formar pessoas. Dizer que é consultor não é difícil, difícil é conseguir viver de consultoria. Para atingir esse objetivo, como qualquer outro, é preciso persistir, buscar o autodesenvolvimento e construir uma reputação.

A responsabilidade do consultor está em desenvolver o cliente e apresentar resultados para a empresa. Quanto maior o problema resolvido, maior o impacto do serviço para o mercado. O profissional de consultoria assume múltiplos papéis no intuito de honrar suas responsabilidades, conforme exemplifica o quadro abaixo.

O consultor atua como uma lente que ampliará a visão e o nível de consciência em relação a formas alternativas de administrar pessoas, processos, áreas ou negócios. Ele é um mediador para o conhecimento e funciona como um catalisador para mudanças culturais, no modelo de gestão e até mesmo no modelo de negócios. Atua ajudando os grupos e organizações a aumentar suas competências e a ser mais eficaz na resolução dos problemas, na tomada de decisões, na implementação das ações e na estruturação dos recursos que dão suporte à realização das tarefas. Tem a preocupação de fornecer um método de atuação aos gestores e ajudá-los a se sentirem à vontade, independentes e seguros no desempenho dos seus papéis.

O consultor é útil porque vê a organização de fora para dentro, traz metodologias para refinar práticas organizacionais, experiências vividas em outras empresas e não está envolvido emocionalmente. Foi chamado para enxergar coisas que os outros gestores não enxergam porque são parte do problema. Ao final, deverá deixar a organização sem a dependência da sua presença. Consultoria não é para ser eterna, deve ter começo, meio e fim.

 

Share

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!