Metávoli Rodrigo Paulino

Diferença entre Chefe e Líder – Metávoli

Chefe x Líder

Chefe x Líder

Chefe x Líder

CHEFE: O chefe é aquele que controla tudo, toma todas as decisões em todos os níveis, quer assinar todos os pedidos, solicitações, relatórios, enfim, quer ver tudo, saber de tudo e aprovar tudo. Ele fala, determina e dá ordens. O chefe é aquele indivíduo que cria o controle de xerox, tem dificuldade de interagir com a equipe, não ouve ninguém, afinal ele é chefe! Ele gosta dos bajuladores que atuam em uma das mais antigas profissões, o puxa saco. O chefe é burocrático, adora documentos em 3 vias de modo a deixar claro que foi ele quem tomou a decisão.

LÍDER: É aquele indivíduo que delega autoridade, mas não abre mão da responsabilidade. Ele ouve e volta atrás para o bem da equipe e da organização. Ele detesta burocracia e toma decisões rápidas quando necessário. O líder inova, motiva e aconselha, liderando pelo exemplo e cobra os resultados baseado em critério pré-determinados, e além de tudo, promove e busca no mercado, profissionais que saibam mais do que ele em determinadas áreas de atuação. O Líder vibra com as ideais dos outros, reconhece o bom trabalho e capacita os demais. Grandes líderes são aqueles que conseguem agregar outras pessoas às suas ideias, influenciam positivamente o sistema em que estão inseridos e contribuem com o crescimento de todos a sua volta. O verdadeiro sucesso de um líder é o legado que ele constrói durante o exercício de sua missão.

Algumas características são essenciais para que uma pessoa seja um bom líder, algumas delas são: • Autoconhecimento: o indivíduo identifica suas qualidades e limitações e assim, gerencia suas emoções positivas e negativas e possui inteligência emocional; • Exemplo: o profissional lidera pelo exemplo e tem comportamentos e condutas adequadas; • Proatividade: ele busca pelo seu desenvolvimento constantemente; • Comunicação: o líder tem uma excelente habilidade de comunicação, e por conta disso, possui um discurso adequado, que garante ideias e soluções pertinentes. • Um Líder com essas e outras características é capaz de fomentar o trabalho em equipe e a motivação das demais pessoas, gerenciar de forma positiva eventuais conflitos, ouvir os diferentes pontos de vista das pessoas, tomar decisões em prol da resolução de problemas identificados, aceitar novos desafios, permitir a participação de todos e respeitar o próximo.

✓ Texto escrito por Ivan dos Anjos, consultor na Metávoli e professor de MBA em Lean Manufacturing.

Share

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!